[Owasp-brazilian] 13 Novos capítulos Brasileiros em 1 ano

Leonardo Cavallari Militelli leonardocavallari at gmail.com
Tue Dec 20 15:17:00 UTC 2011

Olá Barbato e OWASPianos.

É muito legal ver esse avanço da OWASP em solo brasileiro!!

Se voltar em 2008, quando eu e o Marcos Aurélio fomos ao FISL 9.0
apresentar a OWASP, só existia o capítulo Brasil, pouquissimas pessoas
conheciam a OWASP e um público muito menor que participava ativamente da
comunidade. Daria pra contar nos dedos... e o cenário atual mostra um belo
avanço.

A presença da OWASP no Brasil e mundo expandiu, as empresas estão se
tornando cada vez mais consciente do código seguro, a comunidade está
crescendo.

Por outro lado, uma coisa me chama a atenção: o envolvimento das pessoas
com o assunto e a criação de projetos e material.
Se a criação de capítulos em estados e cidades representam que a cultura
"OWASP" está aumentando, por outro observo que as listas de discussões e
páginas locais permanecem com o conteúdo padrão, as listas de emails com
uma ou outra mensagem a respeito da AppSec.
Sem contar que o "archive" de algumas listas estão fechados... peraí.. a
OWASP é FREE e OPEN!

Na minha opinião, a descentralização da comunidade no país com diversos
capítulos torna a participação dos membros quase inexistente. Digamos, qual
seria a discussão se alguém do capítulo Manaus enviasse uma pergunta para a
propria lista? A troca de experiências seria muito mais rica ao enviar para
a OWASP-Brazilian.
Por que não deixar uma única lista de discussão para o Brasil??

Outro ponto, acredito que a comunidade precisa se envolver mais no sentido
de criar novos projetos, regionalizar/tropicalizar os existentes. Trazer os
nossos problemas culturais relacionados a AppSec para discutir na
comunidade, ao invés de ficar somente "xupinhando" o material gerado lá
fora.

Gostaria de registrar essa minha visão e incentivar a todos os membros da
OWASP Brasil e seus capítulos a participarem ativamente da comunidade.
Sabe aquela lista de diretórios comuns que encontramos durante os testes de
aplicação, compile-os e compartilhe para usar com o Dirbuster ao invés de
usar somente o fornecido pelos gringos que alguem gerou. Ou aquele script
que você criou para realizar a verificação de plugins de um CMS,
compartilhe!!!

Hoje estou pouco envolvido com a OWASP por falta de tempo, mas continuo
acreditando na missão da organização.

Fica aí a mensagem.
[]´s

Leo Cavallari
Membro do Comite Global de Projetos - GPC - 2009 - 2010
Partipante das temporadas de código da OWASP de 2006 e 2007
Lider do projeto ASDR - Guia de referência (praticamente inativo)
Ex-evangelizador da OWASP no Brasil 2006-2009
Tradução OWASP Top 10