[Owasp-brazilian] AppSec Brasil 2010

Leonardo Cavallari Militelli leonardocavallari at gmail.com
Mon Oct 5 09:27:41 EDT 2009

Lucas,

Está claro, e sempre esteve, que por ser em Brasília, o maior número de
inscritos na conferência e nos mini-cursos são de órgãos do governo e de
algumas empresas "satélites", para não falar "lobistas".. corrija-me se eu
estiver errado.

Ainda, o número de inscritos não me impressiona: o evento é grátis, é
assunto novo, é em Brasília e promovido pelo Governo... ou seja, todo mundo
que está em Brasília vai. Já o "restante" da comunidade nem sempre tem
condições de pagar a estadia para estar em Brasília por 2 ou 4 dias ou pegar
1:30h de ônibus para Campinas!!! Já o Metro para ir à Paulista....

Com relação ao CPQD, eu não conheço a estrutura mas com certeza dá conta. O
que me refiro é ao fato da distância mesmo. Uma coisa é um evento na
Paulista ou no Frei Caneca onde é o CNASI, por exemplo, onde os visitantes
podem circular, voltar ao trabalho, e retornar na hora que interessam. ALém
disso, em uma região central, a circulação de pessoas seria muito grande, e
por consequência, atrairia mais patrocinadores.

Mas o bom da OWASP é isso, é uma comunidade aberta e livre, e não importa
aonde for a AppSec2010, vai estar alinhada com a missão de "tornar a
segurança de aplicações visível".

[]´s
Leo