[Owasp-brazilian] XSS é realmente uma vulnerabilidade?

Fernando Cima fcima at microsoft.com
Wed May 13 08:40:40 EDT 2009

Oi Wagner,

> Nash,

Eu também sou cearense mas não sou o Nash... :)

> era estes pontos que eu estava citando. No seu exemplo se o ambiente
> estiver bem configurado (não possuir nenhum falha) o XSS não faz nada.

Acho que você mudou ligeiramente o seu ponto. Antes você estava dizendo que o XSS dependia de um outro ataque (como CSRF) para ser danoso. Agora você está dizendo que o XSS para ser bem sucedido depende de uma determinada defesa não estar presente.

Da mesma forma, alguém poderia argumentar que network sniffing não seria um ataque porque se a aplicação estiver bem configurada (i.e. usando IPsec or SSL) ele não faz nada. E por aí vai. Na verdade todo ataque depende de uma vulnerabilidade estar presente.

> O interessante foi ver o que o XSS é capaz. Melhor que a brincadeira
> de quantas pessoas são necessárias pra trocar uma lâmpada não é? rs...

Não quantas pessoas, mas quantos CISSPs! Note a importância do diploma! ;)

Abraços,

- Fernando Cima

era estes pontos que eu estava citando. No seu exemplo se o ambiente
estiver bem configurado (não possuir nenhum falha) o XSS não faz nada.

A discussão foi boa, era essa intenção. Podemos afirmar, XSS é
realmente uma vulnerabilidade. :) Infelizmente a discussão tomou
outros rumos e acabamos dando definições do que é XSS.

O interessante foi ver o que o XSS é capaz. Melhor que a brincadeira
de quantas pessoas são necessárias pra trocar uma lâmpada não é? rs...

Abs.