[Owasp-brazilian] AppSec Brasil 2009

Thiago Zaninotti thiago at zaninotti.net
Tue Jun 16 16:26:05 EDT 2009

Eduardo,

Você tem razão.. tem muito "choro" por ai. Sinceramente, com o perdão
da minha crítica, acho demagogia. Já existiram bons eventos
técnico-profissionais no Brasil e todos prescreveram por falta de
quorum. Vou citar um só: SSI (ITA).

No fundo precisamos distinguir qual o tipo de evento estamos falando:
- Acadêmico
- Profissional

Não é possível misturar as duas temáticas pois ambos apresentam uma
série de requisitos e ritos diferentes.  A Sociedade Brasileira de
Computação está produzindo um evento que me parece sério e com apoio
científico o SBSeg (http://www.inf.ufsm.br/sbseg2009). Trata-se de um
evento acadêmico e os ritos são próprios de um trabalho dirimido pela
argumentação e método científico.

Os eventos profissionais são mais "despojados" e permitem que qualquer
profissionais em geral (sem titulação acadêmica) possam fazer
postulações sem o rigor do método científico. É nesta categoria que os
bons eventos técnicos surgiram e foram embora sem gerar nenhuma
relevância. Falta gente, falta apoio financeiro desprovido de
interesse comercial e etc.

O problema não é a falta de eventos, mas usar a falta de eventos como
desculpa para não gerar trabalho técnico-científico.

ps: Acho que estamos melhorando com o OWASP :) Vamos continuar torcendo.

Abraços,

Thiago Zaninotti,Security+,CISSP-ISSAP,CISM,CSSLP
Sr. InfoSec Professional

2009/6/16 Eduardo V. C. Neves <eduardo at camargoneves.com>:
> Olá Thiago,
>
> Sem dúvida estes são dois pontos que influenciam, e muito.
>
> Mas eu gostaria de ver os outros pesquisadores e profissionais que falam da
> ausência de um bom evento de segurança no Brasil, que não têm oportunidade
> de crescimento profissional ou outras lamentações que algumas pesquisas no
> histórico de outras listas mostram. :-)
>
> Abraço,
>
> Eduardo

>>> 3. A página do evento foi remodelada: