[Owasp-brazilian] retomando a discussao sobre comunicacoes inseguras

Nash Leon nashleon at yahoo.com.br
Sat Feb 21 17:33:48 EST 2009

Como vai?

Realmente é o fim da segurança para quem confiou 'apenas' naquele
recurso, infra SSL.. quem implementou algo a  mais, vai exigir do
atacante que implemente algo a mais no seu ataque(sem ataques
genéricos para uma equipe de desenvolvedores competentes que
não confia apenas na infra).

Não estou falando de soluções, mas de segurança em profundidade,
que apenas o uso de SSL nesse caso não provê.

Voce não está mantendo o foco, mas devagando para outros cenários,
analise apenas sob o ponto de vista da 'captura de tráfego'. Nesse
caso, específico, não vejo nenhum motivo para não se usar algo a mais que
SSL, pelo contrário, seria mais inteligente o uso de pki.

No entanto, pra mim seria negligência o desenvolvedor jogar toda a
segurança dos  dados sensíveis para a infra-estrutura, pra não dizer irresponsabilidade.

E nós que trabalhamos com auditoria e damos treinamento, penso que devemos
sim, sugerir aos desenvolvedores que implementem seus códigos da
maneira mais segura, inclusive antecipando cenários como os citados,
e nesse caso acredito que seja inteligente dar uma sugestão nesse sentido.

Um cordial abraço,

NL.