[Owasp-brazilian] Palestras OWASP

Lucas Ferreira lucas at sapao.net
Mon Nov 17 17:32:46 EST 2008

Pessoal,
discordo de vocês em dois pontos:

1) Se o objetivo é ter mais participantes que o evento de NY, podemos
desistir. Não há como fazer no Brasil um evento com mais gente do que se
consegue nos EUA. A diferença de tamanho do público alvo é muito grande.

2) O importante para o evento não é a quantidade de palestrantes locais. É a
quantidade de espectadores locais. Os palestrantes vem de fora, não os
espectadores. Alguém aí já viu algum congresso ou simpósio no Brasil ter
estrangeiros que não fossem palestrantes?

Assim, acredito que é importante fazer o evento em um lugar onde haja
público pra assistir às palestras, ou onde nós brasileiros tenhamos
condições de ir assistir. Acredito que se o OWASP Summit fosse em Lisboa,
teria muito mais participação, simplesmente porque é mais fácil a
participação dos portugueses (sem precisar viajar, poderia ir num
treinamento de 1 dia e voltar ao trabalho. etc...) e até de pssoas de fora,
pela facilidade de acesso.

Além disso, é importante ter uma boa equipe de organização local, para
evitar a correria de última hora. Os congressos da SBC sempre têm uma equipe
de organização local diferente da equipe que cuida da seleção de trabalhos e
da grade de palestras. Isso permite que essa equipe de concentre na infra
necessária. Certas coisas são difíceis de organizar à distância.

Pra concluir, acho que Brasília poderia sediar um evento desses. Tenho
certeza que temos como montar uma boa equipe local, temos um mercado
potencial razoável e ainda tem um certo apelo turístico para os gringos,
além de uma boa infra para eventos.

Inté,

Lucas