[Owasp-brazilian] AppSec Brasil

Lucas Ferreira listas at sapao.net
Mon Dec 15 20:03:28 EST 2008

2008/12/15 Leonardo Cavallari Militelli <leonardocavallari at gmail.com>:
> Olá Lucas,
>
> Fiz algumas alterações na página e acrescentei meus comentários no wiki, sendo:
>
> - Duração: Acredito que devemos ter 2 dias de treinamentos para
> podermos oferecer cursos mais abrangentes e 2 dias de palestras. 4
> dias no total. Se concordarem, o evento poderá ser entre 15 e 18 de
> setembro.

Extender o evento demais tem dois problemas: aumenta os custos e
dificulta de encontrar local disponível. Isso tem de ser levado em
conta. Se considerarmos que vamos precisar de uma sala de aula para
cada curso, temos de dozar a quantidade de cursos para conseguir o
local.

> -Tamanho: devido ao ineditismo do evento, este número é baixo. Penso
> que podemos trabalhar com um número em torno de 200-300 participantes.

O fato de ser inédito não garante público, nem mesmo associar o nome
do OWASP. Vimos isso muito bem no lançamento do curso de segurança em
Java no Brasil... Estimativas exageradas levam a problemas de custos e
prejuízos. Na minha visão, é melhor ser conservador e deixar de
atender quam tentar se inscrever de última hora do que ficar com um
auditório enorme vazio. Se lotarmos um auditorio de 200 pessoas, vai
ser um sucesso. Se colocarmos só 100 pessoas num auditório com 300
lugares, arriscamos que comentem que o evento estava vazio.

> -Preços: Inscrição: R$200-400
>             Valor treinamentos: R$400-600/dia
>
> - Atividades sociais: Devemos considerar a realização de coquetéis
> diários conforme o modelo de patrocinadores que será definido. Melhor
> momento para networking.

Se houver patrocínio, tudo bem. De qualquer forma, seriam só 2 dias de
palestras, então são só 2 coqueteis.

De qualquer forma, acho que está todo mundo concordando com o evento
na semana que termina em 18 de setembro, ou estou enganado? Podemos
pedir 2 dias de curso e ver o que a universidade fala.

Parece que o projeto também só está recebendo ajuste nos detalhes.
Acho que podemos colocar o básico como definido e já conversar mais
sério com as universidades. Alguém discorda?

Inté,

Lucas