[Owasp-brazilian] Fwd: OWASP AppSec

Leonardo Cavallari Militelli leonardocavallari at gmail.com
Tue Dec 9 08:32:59 EST 2008

> Sinceramente, acho que este tipo de abordagem academicista só vai
> gerar atrasos. É óbvio que a maioria dos participantes virá dos
> grandes centros econômicos. Se for pra deixar o evento perto da
> maioria dos participantes, que seja feito em São Paulo, que será, com
> certeza o local com maior mercado potencial.

Abordagem academicista??? Vc está misturando as coisas. A única atividade
que propus para ser realizada nas universidades é a divulgação da OWASP,
pois é importante para deixar as pessoas sabendo do que se trata e abrir as
portas para participação e publicação de seus estudos, exatamente para fugir
desse mundinho acadêmico de família SBC e SSI.

 Eu já participei de diversos congressos e simpósios academicos e minha
visão é que estes eventos são para acadêmicos que possuem fundo de reserva
ou coisa que o valha para custear a participação do evento. Ou seja, o
evento sempre é um "sucesso" pois existe uma média de inscritos já conhecida
que vão para qualquer parte do país para publicar seu trabalho ou ouvir o
trabalho do amigo. Sem conta a panela que é a comissão avaliadora dos SBSEG
da vida... eu não quero isso para a OWASP!!

> Quanto ao "rol de atividades", é exatamente o que a universidade
> pediu, um "projeto". A questão é que estou vendo muita gente falando
> em definir atividades e tarefas e o resto da galera esperando. Se
> ninguem começar a se mexer, o evento não vai sair no ano que vem.

Aqui é a grande façanha que eu venho enfrentando desde o ano passado:
motivar as pessoas a se envolverem de fato. Brasileiro trabalha muito, e o
pouco tempo que tem gasta em outra coisas mais importante para ele do que se
voluntariar para este tipo de projeto.
Como prova disso, quantas pessoas realmente leram o link que eu envie sobre
como organizar um evento OWASP? Creio que poucos...

Eu proponho criarmos uma lista das pessoas que estão REALMENTE interessadas
e podem despender uma certa quantidade de horas por semana para esta
atividade. Como responsável, creio que o Eduardo Neves seja uma pessoa
indicada. Não acho que precisamos de muitos não.. para o Summit tinhamos por
volta de 8 pessoas realmente ativas  e fizemos o lance acontecer em 3 meses.

[]'s
Leo