[Owasp-brazilian] Fwd: OWASP AppSec

Lucas Ferreira listas at sapao.net
Tue Dec 9 07:24:49 EST 2008

2008/12/9 Leonardo Cavallari Militelli <leonardocavallari at gmail.com>

> Lucas,
>
> Isso é um sinal muito bom pois demonstra que as universidades estão abertas para este tipo de atividade, o que me parece um tanto óbvio. :)
>
> Porém, antes de já definir o local onde será realizado o evento, precisamos definir um rol de atividades, como a abrangência, a quantidade esperada de participantes, entender um pouco de quais estados os participantes viriam (e isso só será possível quando forem realizados os micro eventos/workshops sobre a OWASP em diferentes regiões do Brasil).

Sinceramente, acho que este tipo de abordagem academicista só vai
gerar atrasos. É óbvio que a maioria dos participantes virá dos
grandes centros econômicos. Se for pra deixar o evento perto da
maioria dos participantes, que seja feito em São Paulo, que será, com
certeza o local com maior mercado potencial.

Quanto ao "rol de atividades", é exatamente o que a universidade
pediu, um "projeto". A questão é que estou vendo muita gente falando
em definir atividades e tarefas e o resto da galera esperando. Se
ninguem começar a se mexer, o evento não vai sair no ano que vem.

> Além disso, temos que ficar atento se a Universidade permitirá a participação de vendors e patrocinadores externos, pois isso pode causar um conflito com universidades, ainda mais as públicas.

A Universidade Católica de Brasília não é uma universidade pública.
Além disso, já fui a eventos em instituições públicas que contavam com
patrocinadores (stands, mostras de produtos, etc). O maior exemplo era
o SSI, que ocorria no ITA.

Do que conheço de organização de eventos desse tipo (de observar e
ajudar em eventos da SBC), os passos iniciais são definir o local, a
equipe de organização local e o comite de programa (quem vai definir
os temas e palestras). No caso do AppSec Brasil, acho que o primeiro
passo seria definir um responsável ou um comitê organizador.

Inté,

Lucas